top of page
Buscar
  • Foto do escritordaniputnoki

Eudaimonia - Felicidade Plena

Atualizado: 23 de jan. de 2023

Eudaimonia é uma palavra grega que pode ser traduzida como felicidade genuína, estado de plenitude do ser.


Quando escutei essa palavra pela primeira vez, foi através de uma meditação conduzida pela Jeanne Pilli em um aplicativo de meditações chamado Lojong (já fica a dica aqui!). Eudaimonia veio acompanhada da seguinte definição: "Felicidade Genuína. Felicidade que emerge daquilo que entregamos para o mundo e não daquilo que obtemos do mundo."


Para exemplificar, podemos traçar um paralelo entre dois tipos de felicidade.


Felicidade condicionada, que surge através de estímulos externos, quando satisfazemos algum prazer ou temos algum ganho. Geralmente passa rápido e logo precisamos buscar outra fonte externa. Ás vezes nos aprisionamos nessas fontes e parece que nunca ficamos satisfeitos, buscando algo e nos mantendo vazios.


Felicidade plena, incondicional, surge de dentro de nós e independe de estímulos externos, representa um estado interior puro, sereno, leve, livre, alegre em que ficamos plenamente preenchidos por dentro, não há vazio. Gosto de dizer que é uma alegria relacionada às nossas necessidades de Alma, mais profundas, e das ações que brotam e atendem essas necessidades.


Na minha experiência vejo que as necessidades de Alma, estão vinculadas ao bem-estar coletivo e do meio, beneficiam tanto a mim quanto outras pessoas e meu entorno. Ações que brotam de uma alegria em contribuir. Faz sentido que a felicidade plena aconteça a partir de uma troca com o mundo, não é mesmo? E que a gente viva isso junto com outra pessoa, grupos, comunidades e com a Natureza.


Eudaimonia está bem alinhada com o que continuamente buscamos aprender e praticar com a Comunicação Não Violenta (CNV). Que nossas posturas e ações sejam autênticas, empáticas e compassivas, cultivando a felicidade e bem-estar comum. Tanto nas situações fáceis, de afeto e fluidez, quanto nas tensas, desafiadoras e de conflito.


A CNV é um caminho que traz recursos e uma lucidez amorosa para abrir espaço interno, nos escutar, acolher, liberar os ruídos mentais e emocionais e sintonizar com essas vontades da Alma, que vão nos guiar para a compreensão de quais ações concretas podemos ter para contribuir conosco e com o mundo ao nosso redor. Nos ajudando a cultivar, inspirar e compartilhar nosso estado de paz, liberdade e eudaimonia.


Você já sentiu essa Felicidade Plena? Consegue reconhecer em quais momentos e quais ações te levam para esse estado?


Conte comigo para o aprendizado da CNV, nas Mentorias Individuais. Também para te apoiar no processo de conexão com suas necessidades e encontrar as ações que vão contribuir com você, suas relações e seu entorno, através das Consultas Individuais.


OBS: No App Lojong, gosto muito dos ciclos de meditação: "Pacificando as Emoções" por Publio Valle; Equilíbrio Emocional por Jeanne Pilli; Refletir e Renovar por Fábio Valgas


Daniele Putnoki



71 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page